domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa do senhor Jesus?


“Tia, dá uma moeda pra mim comprá um ovo?”
Domingo de páscoa...
Pegadinhas de coelho por toda casa,
Mais uma tradição,
Mais uma alienação,
Mais um rito religioso,
Transformado em comércio,
Mais cordas para as marionetes.
Havia até esquecido,
Do desprezo que sinto
Por essas datas.
Mas aquele menino
Aquele olhar, me fez recordar.
E como explicar?
“Filho isso é ilusão”.
Ele não queria explicação,
Ele só queria o maldito ovo,
E talvez isso alimente nele,
Um ódio tão grande,
 Por essa sociedade hipócrita,
Que mais tarde terá a capacidade de dizer
Sem um pingo de culpa ou compaixão,
Infeliz, nóia, ladrão, assassino...
“Sem deus no coração”.


E talvez me perguntem, se eu dei o trocado, se comprei o ovo, se pudesse compraria... Mas infelizmente, naquele momento não tinha como. Mas não é só um menino, é o representante de uma legião de meninos, que sente a mesma dor. E eu digo dor por experiência!

(Joana Maria)

Nenhum comentário: